Trata-se de unidade de conservação localizada no município de Cananéia, Estado de São Paulo, cuja área de 1.662,20 hectares é destinada ao uso sustentável pelas comunidades locais e pescadores artesanais de Cananéia (Artigo 8º da Lei nº 12.810, de 21 de fevereiro de 2008).
Reserva Extrativista é definida como “uma área utilizada por populações extrativistas tradicionais, cuja subsistência baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte, e tem como objetivos básicos proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da unidade” (Artigo 18 da Lei Federal nº 9.985, de 18 de julho de 2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação).
A Reserva Extrativista (RESEX) Taquari ocupa áreas que integram o Complexo Estuarino Lagunar de Iguape-Cananéia-Paranaguá, um dos mais importantes berçários marinhos do mundo.
Segundo a Fundação Florestal, “A Reserva Extrativista do Taquari abrange ambientes marinhos e manguezais de grande importância para a manutenção da biodiversidade local. Protege manguezais do Rio Taquari e assegura a pesca para pescadores tradicionais de Cananéia. A área é bastante procurada por praticantes de pesca esportiva e amadora. A RESEX está em fase de implementação e visa aliar a preservação ambiental e o desenvolvimento local sustentável”.
Plano de Manejo e Levantamentos Faunísticos não localizados na Internet.
A RESEX Taquari foi criada pela Lei nº 12.810, de 21 de fevereiro de 2008.
Não há infra-estrutura para visitação no local.
Para hospedagem, alimentação e transporte até o local, consulte o Guia de Cananéia